Muitas pessoas quando consomem um produto não buscam saber sua origem, nem o que está por trás de sua criação. Você já se perguntou como surgiu a grama sintética, por exemplo? Algumas pessoas têm essa curiosidade. Por isso, nós decidimos fazer este artigo. Aqui vamos lhe apresentar a história de como surgiu a grama sintética. Continue lendo!
A grama sintética surgiu como uma alternativa à grama natural. Basicamente, porque a grama artificial é mais prática que a natural. Esta última não tem grande durabilidade sem uma alta frequência de manutenção, não é prática e demanda esforço. Além disso, ela é frágil.
Por outro lado, a grama sintética tem uma vida útil elevada, é prática e possui fácil manutenção. Também, ela pode ser usada de diferentes formas, desde no jardim até dentro de casa, com objetivo esportivo ou decorativo. Isso acontece devido a sua aparência natural.
A grama artificial tem sua origem na década de 1960. A Companhia Chemstrand, mais tarde sendo chamada de Companhia Têxtil Monsanto, foi a responsável por sua criação. A multinacional, com essa invenção, revolucionou o mundo dos esportes. De tal forma, a grama sintética salvou os estádios cobertos, que surgiram entre 1960 e 1970.
Nos anos 60, surgiu uma necessidade da criação de um solo prático e durável, que não precisasse da luz. Assim foi como surgiu a grama sintética. Era preciso funcionalidade, algo que criasse um atrito para os jogadores, tanto de futebol quanto de beisebol, entre outros. Além da praticidade de manutenção, as vantagens são menores gastos e não desgastar rápido. Na mesma época surgiram as primeiras versões de quadras e estádios cobertos. Ou seja, as primeiras versões de Campo Society estavam sendo montadas.
Ao contrário do que muitos pensam, a primeira instalação de grama sintética não aconteceu em um campo de futebol. Ela se deu, na verdade, em um estádio de beisebol e futebol americano, no Texas. O fato ocorreu em 1965, metade da década. A partir dessa instalação, a primeira do mundo, a grama sintética ganhou fama.
Com o sucesso dos campos cobertos, a grama sintética começou a se popularizar. Sua fama aumentou, principalmente, na década de 1970. Ficou popular nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente, entre outras localidades.
Na década de 1980, surgiu a grama sintética na América do Norte. Acontece que, a chegada da grama na Europa não foi muito receptiva. Os jogadores reclamavam que o material (da época) atrapalhava seu desempenho. O uso da grama sintética em estádios estava proibido.
Anos depois, na década de 2000, foram surgindo novos materiais e novas experimentações. Dessa vez de melhor qualidade. Aos poucos, as gramas começaram a ser aprovadas e usadas novamente.
A Stampa Gramas é uma empresa especializada na instalação de gramas sintéticas. Nós nos preocupamos em oferecer a melhor qualidade possível para você. Quer fazer um orçamento? Entre em contato conosco!
Gostou de saber como surgiu a grama sintética? Então, entre no nosso blog e leia outros artigos como este. Veja algumas sugestões:
Xixi de cachorro na grama sintética? Descubra agora como cuidar, evitar odores e se é…
Quer ter uma casa com telhado verde? Descubra nesse artigo da Stampa Gramas como a…
Quadra de concreto ou grama sintética para futebol? Vem descobrir com a Stampa gramas!
Use grama sintética para decoração de festa e transforme eventos com elegância, segurança e baixo…
Saiba quais são os principais itens necessários para jogar tênis. Confira nosso artigo!
Já se perguntou o que colocar embaixo da grama sintética? A Stampa Gramas te conta!