28Mar
como instalar grama sintética

Como instalar grama sintética: entenda o processo

Idealizar um projeto de paisagismo ou campo society para receber um gramado artificial não é tarefa fácil. O mais recomendado é contar com uma empresa especializada para cuidar de todos os detalhes, como preparação do terreno, aplicação do material e sua devida manutenção. Depois de definir o local ideal para receber o gramado artificial, é hora de colocar a mão na massa e entender como instalar grama sintética corretamente. O processo requer paciência e alguns cuidados específicos. Quer saber mais como ele ocorre? Continue lendo este artigo da Stampa Gramas para entender melhor.

Como instalar grama sintética corretamente

Preparação do terreno

Antes de saber como instalar grama sintética, é válido ressaltar que a aplicação do produto pode ser feita em jardins, varandas e áreas de lazer. Por ser versátil, pode ser fixada em praticamente qualquer tipo de base: terra, concreto e piso. A primeira decisão a tomar é escolher o tipo de grama sintética ideal para o local definido. Depois, é necessário preparar a superfície para a aplicação da grama sintética, eliminando sujeiras e itens pontiagudos.

 

Todo o terreno deve ser limpo minuciosamente para receber o tapete de grama. No caso de chão de terra, são retirados galhos, ervas daninhas, pedras pequenas e outras irregularidades. Em seguida, o solo é compactado com um rolo compressor. Para instalação sobre cimento ou piso, toda a superfície é limpa. Posteriormente, um adesivo de contato é aplicado em todo o espaço.

Construção da base

 

O revestimento sintético deve ser aplicado em uma nova base para que a cola possa ser fixada. Portanto, essa base deve ser construída em um piso ou contrapiso firme e sólido para receber a grama artificial. É possível que esse suporte seja feito de concreto, lajota, cerâmica, pedra lisa e piso asfáltico. Desse modo, o processo de como instalar grama sintética fica mais fácil.

Em casos de aplicação diretamente na terra, o processo é mais simples. A base deve ser preenchida com brita, cascalho ou granito decomposto fino. Depois, o local é nivelado, umedecido e compactado corretamente. Com a base completamente projetada, só falta instalar o gramado.

Instalação do gramado

 

Agora, vamos ao que interessa: o passo a passo de como instalar grama sintética.

1- Posicione a grama sintética no local adequado;
2- aplique a cola para uso externo em toda extensão da base;
3- desenrole o gramado enquanto a base seca;
4- recorte os obstáculos com a ajuda de uma tesoura ou estilete;
5- deixe as emendas das tiras de grama nas áreas de menor circulação;
6- dobre as extremidades;
7- passe cola no verso da grama sintética e no piso;
8- pressione a grama contra o chão para maior aderência;
9- aguarde alguns minutos e feche as emendas;
10- faça os acabamentos necessários com capricho.

Manutenção do espaço

A grama sintética é de fácil manutenção e exige o mínimo de esforço possível para sua vida útil. Algumas dicas simples de preservação são fundamentais para ter um resultado rápido. A limpeza pode ser feita com água e sabão neutro. Nunca utilize produtos químicos com o intuito de higienizar o local, pois eles podem desbotar e danificar os fios da grama. Instale o gramado a uma distância de 1m de piscinas, pois o cloro pode descolorir os fios do tapete sintético.

Viu como instalar grama sintética não é difícil? Para facilitar ainda mais a sua vida, conte com quem entende do assunto! A Stampa Gramas é referência no ramo de grama sintética no RJ. Temos mais de 25 anos de experiência no mercado de gramas sintéticas para campo society e projetos de paisagismo. Possuímos certificação internacional FIFA, que garante a qualidade e durabilidade dos nossos produtos. Indicamos nosso grama artificial para colégios, clubes, campos society, condomínios, casas de festa e outros locais. Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Compartilhe!