02Set
mão encostando no mato e verificando quando trocar a grama sintética

Confira os indícios de que está na hora de trocar a grama sintética!

Apesar de sua alta durabilidade, a grama artificial precisa ser substituída após alguns anos de instalação. Geralmente, quando chega a hora, é possível observar alguns sinais. Quer saber são os indícios de que está na hora de trocar a grama sintética? Nós contamos neste artigo. Continue lendo!

Qual a durabilidade da grama sintética?

Geralmente, a grama sintética possui 5 anos de vida útil. A durabilidade varia de acordo com o fabricante, instalação, qualidade da manutenção, entre outros. Por isso, é ideal que o interessado no material procure uma empresa que ofereça bons serviços. Além disso, depois de adquirir o gramado, o proprietário deve cuidar e higienizá-lo de maneira adequada. Dessa forma, é possível garantir os 5 anos.

Saiba quando trocar a grama sintética!

Como dito acima, em sua maioria, o gramado artificial tem 5 anos de durabilidade. Depois desse tempo, ele começa a apresentar indícios de que está na hora de realizar a troca do revestimento. Confira os 6 principais sinais abaixo!

tapete verde sendo enrolado simula quando trocar a grama sintética

1- Desbotamento da grama

Uma das principais evidências de que está na hora de trocar a grama sintética é o desbotamento do material. Isso porque a mudança na coloração indica desgaste. Causado muitas vezes pelo uso de materiais abrasivos ou má manutenção, também pode ocorrer naturalmente com o passar do tempo.

2- Opacidade

Paralelo à perda de coloração, também surge a opacidade. Ou seja, o brilho do gramado começa a sumir. Se você verificar que houve essa mudança, talvez seja a hora de trocar a grama sintética. Assim, você terá um revestimento novo e lindo outra vez!

3- Falhas no gramado

As falhas no gramado artificial também são indícios do desgaste. Isso ocorre devido às pisadas e a higienização que, apesar de poderem acontecer, causam consequências com o tempo. Ao passar dos anos, as fibras começam a se soltar. O gramado fica irregular e com falhas.

4- Drenagem da água deficiente

Normalmente, a grama sintética não deve acumular a água da chuva. Afinal, ela é permeável e deve possuir um sistema de drenagem. No entanto, com o tempo, o empoçamento pode se tornar comum. É um indício do seu desgaste e que está na hora de realizar uma troca.

5- Menor absorção do impacto

Outra evidência do desgaste do gramado artificial é a menor absorção do impacto. Ou seja, o material se torna menos macio. Então, na hora de uma queda, o efeito da colisão é maior.

6- Maior número de quedas

Além da menor absorção dos impactos, ocorre a perda da função antiderrapante do material. Isso é comum com o passar do tempo. No caso do futebol society, por exemplo, é possível verificar que os tombos ocorrem de maneira mais frequente após os 5 anos de uso. Este é um indício de que é preciso trocar a grama sintética.

Na hora de trocar a grama sintética, chame profissionais!

Grama sintética é um material que precisa de cuidados profissionais, tanto na instalação quanto na troca. A colocação errada dela pode gerar problemas, como infiltração. Por isso, se você verificar algum dos sinais citados acima no seu gramado artificial, prefira contar com a ajuda de um profissional. Ele garantirá um bom resultado!

A Stampa Gramas é uma empresa especializada em grama sintética. Instalamos e trocamos revestimentos artificiais. Acha que está na hora de trocar seu gramado? Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Compartilhe!