06Out
Vemos a instalação de gramado. Veja qual a base para instalar grama sintética!

Base para instalar grama sintética: saiba qual a ideal e como construir

Tem vontade de colocar um gramado artificial em casa? Ele pode ser utilizado de formas diferentes, como decoração ou no jardim, por exemplo. No entanto, para que a colocação e o resultado sejam de qualidade, é necessária uma boa base para instalar grama sintética.

Nesse sentido, a Stampa Gramas te ajuda! No artigo de hoje, nós mostramos qual é a base ideal e o que você deve fazer para consegui-la. Quer saber? Continue lendo!

Qual a base para instalar grama sintética?

Vemos um gramado. Entenda qual a base para instalar grama sintética!

Como dito acima, para garantir que a instalação seja de qualidade, é preciso obter uma boa estrutura. Ela será responsável por oferecer uma aderência melhor e garantir ainda mais durabilidade ao material. Dessa forma, a melhor base para instalar grama sintética é a superfície lisa. O ideal é que ela não esteja úmida e seja preparada para receber o gramado. Ela precisa ser nivelada.

Alguns exemplos de superfícies ideias são:

  • concreto;
  • contrapiso;
  • piso asfáltico;
  • cerâmica;
  • pedra lisa.

No entanto, nada impede que a colocação do gramado seja na terra. Apenas será necessário construir uma base para instalar grama sintética com contrapiso. Esse solo precisa estar limpo e nivelado. Assim, ocorrerá uma maior aderência da cola e você poderá se beneficiar de todas as vantagens de optar pelo material!

Como construir a base para instalar grama sintética?

Agora que você sabe qual é a melhor base para instalar grama sintética, nós iremos mostrar como construí-la em cima da terra. Confira os passos a seguir!

1) Identifique o tipo de solo

Já sabe onde deseja instalar a grama? Busque entender qual é o tipo de solo da superfície. Ele será o responsável por manter o gramado no lugar e garantir estabilidade. No caso da terra será preciso colocar um contrapiso, como dito acima. Por isso, é essencial saber o tipo de solo, para poder tomar as devidas precauções e ter uma boa base para instalar grama sintética.

Se você for colocar o gramado no piso e em área interna, já possui a superfície ideal.

2) Limpe o terreno

Agora que você já sabe o tipo de solo, é preciso limpá-lo. Antes mesmo de instalar um piso, é preciso retirar o excesso de terra e umidade, se esse for o caso. Assim, será possível realizar a próxima etapa com qualidade e eficiência.

Caso sua superfície seja um piso, você deve higienizá-lo também, para retirar impurezas que possam diminuir a aderência da cola.

3) Nivele a superfície

Terreno limpo? Nivele a superfície! Essa parte é essencial para garantir a fixação do material. Por isso, não deixe de fazê-la.

Para nivelar, você deve compactar o solo. Assim, ele fica liso e passa a ter uma altura adequada. Para fazer isso, é preciso utilizar um rolo compressor no terreno. Ao final do processo, não deve haver nenhuma elevação. Isso porque essas pequenas alterações podem criar declives e níveis desiguais, prejudicando a instalação do gramado. Tenha atenção!

4) Construa o sistema de drenagem

Após nivelar o terreno, é importante criar um sistema de drenagem. Isso mesmo que a grama seja permeável e não empoce. Assim, evita-se acúmulo de água abaixo do material, por exemplo. Essa etapa é importante quando a aplicação ocorrer em áreas externas, devido às chuvas. Portanto, se você for colocar o gramado dentro de casa, pode pular esta etapa.

5) Instale o contrapiso

Por fim, coloque o contrapiso. Esse passo é fundamental para conseguir uma boa base para instalar grama sintética com qualidade. Afinal, como já dissemos, essa superfície lisa e nivelada será responsável por garantir a aderência da cola e assegurar a fixação do material por mais tempo.

Depois disso, você já pode se preparar para instalar o gramado!

Como visto, essas etapas referem-se à construção da base para instalar grama sintética em cima da terra, basicamente. Porém, as regras para a colocação do material são as mesmas: é preciso obter uma boa superfície. Por isso, os pisos lisos e nivelados são ideias. Se deseja instalar o gramado em um solo desse tipo, você provavelmente já tem a base ideal. Consulte um especialista e certifique-se!

Conte com uma equipe profissional!

Quer instalar uma grama artificial e precisa conseguir a base ideal? Conte com uma empresa especializada. Assim, você garante o melhor resultado!

A Stampa Gramas utiliza materiais de qualidade e conta com os melhores fornecedores. Somos certificados pela FIFA! Oferecemos os melhores produtos e instalação de grama sintética em SP e no RJ.

Entre em contato e faça um orçamento conosco!

Compartilhe!