29Ago
Sustentabilidade da grama sintética: fatores que ajudam o planeta

Sustentabilidade da grama sintética: fatores que ajudam o planeta

Podendo ser usada em ambientes abertos ou fechados, para praticar esportes ou apenas decorar, a grama sintética é bem versátil. E, além disso, algumas pessoas ainda têm resistência devido ao fato de não ser algo natural. Mas, a boa notícia é que ela também pode ser sustentável. Com a consciência ambiental em alta, a Stampa Gramas, trouxe no artigo, 3 fatores que provam a sustentabilidade da grama sintética. Leia e entenda!

3 fatores que provam a sustentabilidade da grama sintética

1- Economia de água

Se compararmos com gramados naturais, a economia de água é o primeiro ponto em relação à sustentabilidade da grama sintética. A grama natural muitas vezes requer a instalação de sistemas de irrigação subterrânea, que podem levar a vazamentos e, consequentemente, ao desperdício de água. Com a grama sintética, não há necessidade de sistemas de irrigação, eliminando esse risco. 

Se formos pensar pelo outro ponto de vista, a grama natural absorve a água da chuva. Mas, do mesmo modo, antes de fazer a instalação da grama artificial, se for em um local aberto, também será feito um canal como um dreno para que não haja acúmulo de água parada. Assim, não terá a proliferação de larvas de mosquito e outros microorganismos nocivos aos humanos.

2- Uso de materiais reciclados na produção

O uso de materiais reciclados na produção de grama sintética tem se tornado cada vez mais comum devido aos benefícios ambientais associados. A reciclagem de materiais permite reduzir a dependência de matérias-primas virgens, além de minimizar a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. 

Ao utilizar materiais reciclados na produção, é possível reduzir a pegada ambiental associada à fabricação e ao descarte desses produtos. 

Os principais materiais reciclados utilizados na produção de grama sintética incluem:

  • fibras de plástico reciclado – podemos usar o polietileno (PE) e o polipropileno (PP) reduzindo a demanda por plástico virgem. Garrafas PET recicladas, por exemplo, podem ser transformadas em fibras de plástico para grama sintética;
  • pneus reciclados – pneus de borracha são um dos principais materiais reciclados utilizados para deixar a sustentabilidade da grama sintética em dia. Eles são triturados em pequenos pedaços, misturados com outros materiais para criar uma base resiliente sob a grama sintética. 
  • sistemas de drenagem reciclados – a parte inferior da grama sintética geralmente é constituída por um sistema de drenagem que permite que a água passe por ela, evitando o acúmulo de poças. Alguns fabricantes estão utilizando materiais reciclados, como plásticos ou borrachas recicladas, para criar esses sistemas de drenagem.

 3 – Potencial para reciclagem futura

Por fim, o potencial para a reciclagem futura da grama sintética é outro aspecto que prova a sustentabilidade da grama sintética. Isso porque a durabilidade do produto pode variar de 10 a 20 anos, dependendo do uso e dos cuidados. Quando a grama sintética chega ao final de sua vida útil, a reciclagem pode ser uma opção sustentável para evitar o descarte em aterros sanitários.

No geral, para ser reciclada a grama passa por um processo de separação de resíduos como as fibras de plástico e detritos de sujeira. Depois disso, é possível, então, dar início ao processo de reutilização ou reciclagem em novos produtos.

As fibras podem ser processadas e transformadas em pellets de plástico, que podem ser reutilizados na fabricação de outros produtos de plástico, como tubos, móveis, embalagens, entre outros.

Fale com a Stampa Gramas e cuide do planeta!

Agora que você entendeu mais sobre a sustentabilidade da grama sintética, fale com a nossa empresa. A Stampa Gramas é especializada em venda, instalação e manutenção de grama sintética. São mais de 30 anos de experiência no segmento e temos opções de gramas decorativas e esportivas.  Escolha a melhor opção e fale com a nossa equipe. Entre em contato para receber um orçamento!

Compartilhe!