Concreto ou grama sintética para futebol: qual a mais segura?
A escolha do piso certo, como a grama sintética para futebol, vai além da estética, ela influencia diretamente no desempenho dos atletas, na segurança e até na valorização do espaço. Se você administra um clube, escolinha ou condomínio, com certeza já se perguntou: quadra de concreto ou grama sintética para futebol?
Continue neste artigo, que a Stampa Gramas vai te mostrar as principais diferenças entre essas duas opções e por que a grama sintética para futebol tem sido cada vez mais usada por clubes profissionais e espaços modernos.
Por que o piso faz tanta diferença no seu clube?
A escolha do tipo de piso faz diferença não só para a estética do seu clube, escolinha ou condomínio, mas também para a experiência dos usuários. Seja em treinos intensos ou em momentos de lazer, a prática de esportes ao ar livre vem crescendo mais a cada dia e, com um piso inadequado, o número de lesões por impacto também pode aumentar.
O tipo de revestimento escolhido para a quadra determina:
- o desempenho dos jogadores;
- o conforto nas partidas;
- a segurança contra escorregões e lesões;
- a aparência moderna e atrativa do ambiente.
Quadra de concreto: ainda vale a pena?
As quadras de concreto são opções comuns para clubes que desejam economizar no curto prazo. Porém, essa escolha nem sempre coloca a segurança dos usuários em primeiro lugar. A superfície rígida e sem amortecimento pode aumentar o risco de lesões devido ao impacto, escorregões e apresentam uma série de limitações:
- alto risco de escorregões e lesões;
- superfície muito quente em dias de sol;
- desgaste rápido;
- formação de poças após a chuva;
- exige manutenção frequente, como pintura, e nivelamento.
4 principais benefícios da grama sintética para futebol:
1) Amortecimento de impactos e segurança
A grama sintética para futebol oferece excelente amortecimento de impactos, o que reduz significativamente o risco de lesões durante os jogos e treinos. Dessa forma, o ambiente se torna mais seguro, tanto para partidas profissionais quanto amadoras.
2) Superfície antiderrapante
A grama sintética é ideal para treinos e jogos intensos, pois melhora significativamente a aderência dos atletas.
Além disso, ela ajuda a evitar escorregões, o que reduz o risco de quedas e lesões. Com maior estabilidade durante as jogadas, os jogadores conseguem controlar melhor os movimentos e executar estratégias com mais precisão.
3) Drenagem eficiente
Com excelente drenagem, a grama sintética para futebol permite que o campo seja usado logo após a chuva, sem se preocupar com poças.
4) Baixa manutenção e alta durabilidade
Ao contrário do concreto, a grama sintética para futebol requer pouca manutenção, o que resulta em economia de tempo e custos. Além disso, ela valoriza o espaço de maneira significativa.
E mais: grandes clubes de futebol profissional já adotam a grama sintética para futebol em seus campos oficiais, o que reforça ainda mais sua credibilidade e eficiência.
Grama sintética para futebol: a escolha de quem busca inovação
A grama sintética para futebol se destaca como a escolha ideal para quem busca inovação, qualidade e segurança em projetos esportivos. Além de valorizar o ambiente, oferece conforto e ótimo amortecimento para treinos e partidas de futebol.
Pensando nisso, a Stampa Gramas oferece grama sintética para futebol dentro dos padrões FIFA, com a mesma tecnologia utilizada por grandes clubes e arenas ao redor do mundo. Essa solução é durável, prática e ideal para um campo de futebol de qualidade com baixa manutenção.
Qual o melhor piso para seu clube?
Ao buscar economia a curto prazo, o concreto pode parecer uma escolha vantajosa. No entanto, se o objetivo é oferecer mais conforto e qualidade ao espaço esportivo, a grama sintética para futebol é a opção mais moderna e eficiente.
Solicite um orçamento com a Stampa Gramas que é referência em grama sintética esportiva no RJ e aproveita para conhecer nossas demais soluções para clubes, escolinhas ou condomínios.
São mais de 25 anos entregando qualidade, durabilidade e instalação, vem para a Stampa Gramas!