29Ago
Use grama sintética para garantir a segurança em campos esportivos

Use grama sintética para garantir a segurança em campos esportivos

Campos esportivos com grama sintética vem ganhando espaço em diversos locais para diferentes tipos de modalidades. Imitando as características da grama natural, esses campos são construídos utilizando fibras sintéticas duráveis e resistentes, geralmente feitas de polietileno ou polipropileno, que são fixadas em uma base adequada, como uma camada de areia ou borracha granulada. Entre as diversas vantagens em relação à grama natural, hoje, a Stampa Gramas vai focar na segurança em campos esportivos. Leia o artigo e entenda como a grama sintética ajuda a garantir isso!

4 regras de segurança em campos esportivos com grama sintética

1- Instalação de uma base de amortecimento adequada

De antemão, precisamos falar da base feita para a instalação. A grama sintética deve possuir uma camada inicial adequada, geralmente composta por uma base de drenagem e uma camada de enchimento de areia ou borracha. Juntas, essas camadas ajudam a absorver o impacto dos movimentos dos atletas. Ou seja, é um dos primeiros aspectos, quando falamos sobre a segurança em campos esportivos.

2- Utilização de materiais não tóxicos

A utilização de materiais não tóxicos na grama sintética é uma preocupação crescente tanto para os fabricantes quanto para os usuários desses campos esportivos. A segurança e a saúde dos atletas, bem como a proteção do meio ambiente, são questões fundamentais na escolha dos materiais utilizados na fabricação dessas superfícies. O mesmo vale para alergias. É comprovado que a grama sintética não causa alergias ou irritações na pele.

A verdade é que, com os avanços tecnológicos e as preocupações crescentes com a segurança, muitos fabricantes têm adotado práticas e padrões mais rigorosos na produção de grama sintética, buscando eliminar ou minimizar o uso de materiais tóxicos em seus produtos.

Os materiais utilizados na fabricação da grama sintética hoje são escolhidos de forma a atender a regulamentações ambientais e de segurança em campos esportivos, como restrições de substâncias perigosas e padrões de emissão de COVs.

Além disso, existem organizações e certificações que atestam a segurança e a qualidade dos materiais utilizados na grama sintética. Elas têm como objetivo garantir que os produtos químicos utilizados na fabricação estejam em conformidade com as regulamentações ambientais e de saúde.

Os materiais não tóxicos utilizados na grama sintética são considerados seguros para a saúde humana. Essas fibras são resistentes, duráveis e não liberam substâncias prejudiciais durante a prática esportiva.

3- Prevenção de lesões relacionadas a quedas

Para esportes que envolvem quedas frequentes, como futebol ou rugby, é importante que o sistema de grama sintética ofereça um bom amortecimento de quedas. A utilização de uma camada de enchimento de borracha especialmente projetada pode ajudar a reduzir o impacto e prevenir lesões graves.

4- Tração adequada

A grama sintética deve fornecer uma superfície com tração adequada para evitar escorregões e quedas. A seleção correta das fibras da grama e o uso de enchimentos apropriados são importantes para garantir que os atletas tenham aderência suficiente durante as atividades esportivas. Esse é outro fator que ajuda na segurança de campos esportivos.

Fale com a Stampa Gramas e garanta a segurança do seu campo! 

Depois de entender mais como a grama sintética ajuda a garantir a segurança em campos esportivos, fale com a Stampa Gramas. Produzimos e fazemos a instalação de grama sintética com qualidade e eficiência. 

Nossa equipe é preparada para lhe atender prontamente da melhor forma possível. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Compartilhe!