31Mar
Projeto de iluminação para campo de society

Iluminação para campo de society: como o projeto é montado

As lâmpadas, sem dúvida, estão entre as invenções mais essenciais para a sociedade moderna. Afinal, por intermédio delas, o ser humano está no controle do que será iluminado. Há diversos exemplos desta manipulação como em estúdios de fotografia, fotos em eventos e campos de esporte. Porém, o que foge do conhecimento do público é o estudo necessário para saber a posição correta de cada lâmpada. Caso você tenha essa curiosidade, a Stampa Gramas montou um artigo para explicar como é feito o projeto de iluminação para campo de society. Confira!

Como é feito o projeto de iluminação para campo de society?

Refletor grande com o feixe de luz direcionada para baixo no projeto de iluminação para campo de society

O projeto pode ser realizado por alguns profissionais como engenheiros e designers de interiores especializados, entre outros. Homogeneidade, eliminação de sombras ou áreas escuras são reconhecidos como pilares para a montagem do projeto de iluminação para campo society.

Como são feitos os cálculos?

Poste

Geralmente, a iluminação para campo de society é feita com poste de 9 metros de altura e todo campo deve ser iluminado com uma carga de 400W (podendo ser 3 refletores 400W ou 6 de 200W). Porém, como veremos a seguir esses valores não são um padrão já que eles são influenciados pelo tamanho da quadra.

Medição da lateral

Primeiramente, para definir a iluminação para campo de society é feita a medição da lateral. A partir dela é que tudo começa. Para cada ⅓ da quadra é colocado um ponto, nele será colocado um poste de luz (com mínimo de 6 metros e máximo de 25 metros). Em seguida, é feito um estudo dos ângulos da quadra. Os pontos de luz devem estar no ângulo correto e agradável aos espectadores.

Normalmente, as luzes que estão na lateral do campo ficam a 25 graus acima do horizonte, para que não possa incidir sobre os torcedores. Desta maneira, é válido destacar que as luzes que ficam na linha do gol formam no máximo 15 graus.

Luzes direcionadas para o público

Após definir os pontos de luz, é preciso pensar em mais duas outras questões: luzes para o público e qual lâmpada será usada. No primeiro caso, o projeto é feito para que as pessoas possam circular de maneira que vejam claramente o ambiente ao redor.

Já o segundo ponto há duas opções no mercado: as lâmpadas de LED ou as de vapor metálico. Atualmente, os projetos de iluminação para campo de society têm focado no uso do LED por terem o melhor custo-benefício. Contudo, não se pode descartar o outro modelo.

Compre sua grama esportiva com a Stampa Gramas!

Querendo montar uma quadra de society? Compre sua grama esportiva com a Stampa Gramas!

Com mais de 25 anos de experiência, temos uma equipe altamente capacitada para lhe atender. Nossa atuação abrange a área do RJ e SP. Concedemos total garantia de qualidade e realizamos acabamentos incomparáveis. Entre em contato conosco e faça já um orçamento.

Gostou do nosso artigo sobre iluminação para campo de society? Confira mais no nosso blog!

Compartilhe!