11Set
grama sintética no quintal de uma casa para preservar o meio ambiente

Entenda a relação entre grama sintética e meio ambiente

Durante o projeto de um espaço que necessita de um campo gramado, a grama sintética é sempre uma prioridade. Isso porque se incluem em seus benefícios: manutenção acessível, baixa abrasividade, antichamas, facilidade de limpeza e muito mais. A instalação do material pode ser realizada com propósito decorativo ou esportivo, claro. Mas a questão é: será que ela surte algum efeito ao meio ambiente? Negativo ou positivo? Continue a leitura deste artigo!

Grama sintética pode representar algum perigo ao meio ambiente?

rolo de grama sintética

Responsabilidade ambiental

Os debates sobre sustentabilidade crescem cada vez mais, principalmente em ambientes corporativos ou grandes construções. Todavia, é cabível em todos os recortes da sociedade. Em geral, a responsabilidade ambiental deve ser assumida em prol, claro, do meio ambiente, que sofre diariamente fortes degradações. Com isso, discute-se, também, a presença do gramado sintético em campos, quadras e até residências. Será que o material causa malefícios ao meio ambiente? Conheça as alternativas de teor sustentável para quem deseja instalar grama sintética.

Alternativas sustentáveis

Reciclagem

Quando se fala em meio ambiente e sustentabilidade, a reciclagem é altamente requisitada. Com a utilização de gramado sintético, por incrível que pareça, ele consegue ser mais sustentável que o natural. Isso porque evita desperdício de água. Esse fato não perde importância, mesmo comparando com a fotossíntese realizada pela grama natural. Falando de reciclagem em si, hoje, muitos materiais utilizados na fabricação possuem características sustentáveis também.

Aterro

Para a correta instalação da grama sintética, é ideal que o aterro seja profundo para enterrar o material. Dessa maneira, em prol do meio ambiente, inibe-se a proliferação de possíveis degradações ambientais. Ou seja, a grama sintética possui benefícios sustentáveis não só em seu material, como na instalação, com elementos externos. É ou não uma maneira excelente de contribuir ao meio ambiente no projeto da construção?

Incineração

Incineração é um método de descarte por meio da queima do lixo em fornos e usinas. Apesar de ser um método prático e até aplicável em alguns ambientes (hospitais e indústria), para a grama sintética não é tão ideal assim. O serviço gera uma certa quantidade de gases nocivos ao meio ambiente (atmosfera e natureza). Consequentemente, essa técnica de descarte não é, de fato, a melhor opção.

Água

Como dito anteriormente, a grama sintética proporciona a redução no uso de água. Por ser sintética, ela não precisa de irrigação como a natural. O único contato do material com o líquido, além da chuva, é na limpeza. Limpeza essa que é mais facilitada e pode ser aplicada com uma periodicidade média. Essa economia gera benefícios para o meio ambiente e, claro, para o bolso.

Grama sintética de qualidade

grama sintética para campo de futebol

Se você ficou interessado nos benefícios da grama sintética para a sua construção e meio ambiente, entre em contato com a Stampa Gramas. Oferecemos grama sintética em SP e grama sintética no RJ. A melhor qualidade em material para grama sintética para campo de futebol, grama sintetica para campo society, grama para decoração e muito mais. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Compartilhe!