30Nov
Onde e como fazer um espaço pet? Veja dicas!

Onde e como fazer um espaço pet? Veja dicas!

Um espaço pet ou também chamado de pet-friendly refere-se a áreas ou instalações projetadas para acomodar animais de estimação, principalmente cães e gatos. Esses ambientes podem ser criados tanto em locais públicos, como  privados e até mesmo na sua casa. Eles têm como objetivo oferecer comodidades para os proprietários de animais de estimação e para os próprios animais. No artigo de hoje, a Stampa Gramas vai te mostrar onde você pode criar e algumas dicas para tirar a ideia do papel. Leia o texto e confira!

Onde fazer um espaço pet

A criação de um espaço pet pode ser uma ótima opção em diversos tipos de locais, tanto públicos quanto privados. A decisão sobre onde criar depende do contexto e do público-alvo que você deseja atender. Confira algumas boas opções.

Parques públicos

Muitas cidades têm parques públicos que já incluem áreas para cães, onde os animais podem brincar com segurança. Esses espaços podem ser ampliados ou melhorados para atender a mais animais e proprietários. Uma boa dica é preparar o local com grama sintética e disponibilizar tigelas de água fresca e estações de alimentação para que os animais possam se hidratar e comer enquanto estão lá.

Condomínios e prédios residenciais

Condomínios e prédios de apartamentos podem criar espaços pet nas áreas comuns, como pátios ou jardins. Isso ajuda a oferecer um local conveniente para os moradores cuidarem de seus animais de estimação. Uma boa dica é colocar o chão com grama sintética e estações de higiene com pias e produtos de limpeza para que os proprietários possam lavar e cuidar de seus animais de estimação.

Hotéis pet-friendly

Hotéis que aceitam animais de estimação podem criar áreas e um espaço pet especial para os hóspedes com cães ou gatos. A ideia aqui é proporcionar um ambiente seguro e divertido para eles. Você pode incluir áreas de descanso com bancos ou lugares para os proprietários relaxarem, por exemplo, enquanto seus animais de estimação brincam.

Restaurantes e cafés

Alguns estabelecimentos de alimentos e bebidas optam por ser pet-friendly, permitindo que os clientes tragam seus animais de estimação. Isso oferece um espaço pet ao ar livre, como terraços ou áreas de piquenique. Mas, lembre-se de deixar coletores de resíduos para promover a limpeza e a responsabilidade dos proprietários dos bichinhos. Uma boa dica é criar um quadrinho com algumas regras e regulamentos específicos. Essa ação pode ajudar a garantir o comportamento adequado dos animais e a segurança de todos os envolvidos.

Espaços de trabalho

Por fim, alguns escritórios e espaços de coworking estão começando a inserir o espaço pet nas suas dependências para acomodar os animais de estimação dos funcionários. Esses ambientes têm se tornado populares. Eles permitem que os proprietários de animais de estimação levem seus companheiros peludos para passear e socializar enquanto tiram alguns minutos da rotina corporativa. 

5 dicas para fazer um espaço pet

1- Selecione o local

Escolher o local certo é fundamental. Certifique-se de que o espaço seja de fácil acesso para os proprietários de animais e que esteja em uma área segura e agradável. Escolha também uma superfície resistente e fácil de limpar para o chão, como grama sintética e cascalho. Isso tornará a manutenção mais fácil e higiênica e não causa alergias nem para os donos, nem para os animais. 

2- Planeje o layout

Considere como o espaço será configurado. Pense em áreas para brincadeiras, estações de alimentação, estações de higiene e áreas de descanso. Certifique-se de que haja espaço suficiente para os animais se movimentarem com segurança.

3- Fornecer comodidades

Ofereça comodidades essenciais, como tigelas de água fresca, dispensadores de sacos de recolha de resíduos, lixeiras adequadas e estações de higiene com pias e produtos de limpeza.

4- Garanta a segurança

Garanta que o espaço pet seja seguro para os animais. Isso inclui cercas ou barreiras adequadas para evitar fugas, bem como a ausência de plantas tóxicas objetos perigosos. Se tiver possibilidade, contrate alguém para ficar de olho e ajudar com qualquer eventualidade.

5- Mantenha a limpeza regular

O espaço deve estar sempre limpo e livre de resíduos. A limpeza frequente é essencial para a higiene e a satisfação dos usuários. Você também pode pegar feedbacks dos usuários para entender o que funciona e pontos que podem ser melhorados. 

Fale com a Stampa Gramas!

A Stampa Gramas possui experiência no ramo de grama sintética no Rio de Janeiro e pode te ajudar a montar um espaço pet. Contamos com diferentes opções de tamanhos de gramado ideais para seu projeto. Além disso, contamos com uma equipe atenciosa e qualificada para tirar suas dúvidas, instalar e fazer a manutenção do material fornecido.

Entre em contato e peça já um orçamento

Compartilhe!