O esporte de raquete mais rápido do mundo tem sua origem na China, milênios atrás. Era praticado com uma peteca rebatida entre os jogadores com os pés, posteriormente evoluindo para batedores e raquetes. No entanto, o atual modelo de badminton na grama foi desenvolvido em meados do século XIX entre os britânicos. Com o objetivo de ser uma variante do jogo de “peteca”, essa modalidade é trazida ao Brasil pelos ingleses, em 1938. Ficou curioso? No artigo de hoje, a Stampa Gramas explica o que é o badminton na grama e quais são as principais regras desse esporte.
Muito semelhante ao tênis, o badminton é um desporto que, geralmente, é praticado individualmente ou em pares. Os jogadores, também chamados de badmintonistas, utilizam raquetes leves para golpear uma peteca sobre uma rede. O objetivo do jogo é pontuar, fazendo a peteca tocar o chão do lado adversário, simultaneamente impedindo que o oponente faça o mesmo.
Além disso, vale ressaltar que as condições climáticas afetam diretamente as partidas de badminton na grama. Por exemplo, em jogos ao ar livre, o vento pode influenciar a trajetória da peteca, dificultando o controle da mesma.
Uma partida desse esporte é decidida na boa e velha disputa de melhor de três. Aquele que marcar 21 pontos primeiro, vence o set. Em casos de empate, vence o jogador que conseguir abrir dois pontos de vantagem ou o primeiro a alcançar 30 pontos. Quando alcançados os primeiros 11 pontos de um dos competidores, é realizado um intervalo de 1 minuto. E, entre os sets, é feito um intervalo de 2 minutos.
O badminton na grama é um desporto de alta velocidade, caracterizado pela necessidade de realizar movimentos ágeis e estratégias rápidas. Veja alguns dos tipos de jogadas possíveis:
Caracterizando uma das partes mais importantes de uma partida, o serviço é a ação de iniciar o jogo através do saque. Uma habilidade que requer precisão, técnica e estratégia. Dessa forma, esse ato pode ser classificado como baixo, alto, flick ou drive.
O jogador que for sacar deve se posicionar na área de serviço do lado direito da quadra. Simultaneamente, o receptor deve ficar do outro lado da rede, também dentro da área de serviço correspondente à sua área.
Quem saca deve manter ambos os pés parados no chão, acertar primeiro a base da peteca, garantir que toda a peteca esteja abaixo da linha da cintura no momento do golpe e que o cabo da raquete esteja apontando para baixo.
Cometer faltas como tocar a rede, rebater fora da quadra ou tocar a peteca duas vezes resulta na perda do ponto. Além das citadas anteriormente, veja quais são as faltas mais comuns em jogos de badminton na grama:
No badminton de duplas, algumas regras adicionais devem ser levadas em consideração. Cada equipe faz uma jogada antes de passar a peteca para o campo adversário, trocando de lado no campo após cada ponto marcado. Também existe uma zona de serviço para cada jogador.
Sobre posicionamento, no badminton na grama, o par do jogador que realiza o serviço pode ocupar qualquer posição no campo. Isso, desde que não atrapalhe a visão do recebedor do serviço.
É muito importante conhecer as regras do badminton na grama, seja como jogador ou como espectador. Se você gostou deste conteúdo e tem interesse em saber mais sobre outros esportes praticados na grama, visite o nosso blog.
Com mais de 25 anos de experiência, a Stampa Gramas é uma das empresas de maior credibilidade no mercado. Somos especialistas em gramados sintéticos esportivos, disponibilizando tamanhos de 30 mm, 40 mm, 50 mm e 60 mm. Entre em contato conosco e garanta serviços de certificação FIFA Recommended.
Xixi de cachorro na grama sintética? Descubra agora como cuidar, evitar odores e se é…
Quer ter uma casa com telhado verde? Descubra nesse artigo da Stampa Gramas como a…
Quadra de concreto ou grama sintética para futebol? Vem descobrir com a Stampa gramas!
Use grama sintética para decoração de festa e transforme eventos com elegância, segurança e baixo…
Saiba quais são os principais itens necessários para jogar tênis. Confira nosso artigo!
Já se perguntou o que colocar embaixo da grama sintética? A Stampa Gramas te conta!